O Véu

O uso do véu na Bíblia serve para os dias de hoje?

Iº Coríntios cap 11 vers:13 a 16
"13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

Existe uma regra na Hermenêutica... Que aquilo que é citado uma única vez na palavra, não se toma por regra.

Lendo Coríntios, observa-se a recomendação do uso do véu por causa dos anjos.
O que seriam os referidos anjos? A palavra anjo significa emissário, mensageiro (do latim angelus e do grego ággelos, mensageiro) ou seja, o pregador da palavra, no contexto.
Em Corinto, as mulheres tinham muita liberdade e não usavam véus... os emissários, mensageiros tinham a atenção desviada ou se escandalizavam por aquelas mulheres serem tão livres.

Por quê será que Paulo foi tão rigoroso em relação às mulheres cristãs?
Lembremo-nos de que as mulheres ocupavam lugar de proeminência na religião pagã de Corinto. A principal divindade era uma deusa. As mulheres oficiavam os cultos a Afrodite. Eram 1000 sacerdotisas que se prostituíam no templo. Além disso, as prostitutas proliferavam-se pela cidade.
Comentaristas nos informam que, quando uma mulher usava o véu, isso significava que ela estava submissa a um homem, quer seja seu marido, seu pai ou um parente responsável. Quando se via uma mulher sem véu e com o cabelo tosquiado ou mesmo raspado, já se deduzia que a mesma estava totalmente disponível. Essa era a maneira como as prostitutas eram identificadas. Sendo assim, as mulheres cristãs precisavam agir com modéstia, precisavam usar o véu e manter seus cabelos compridos. Nos cultos não lhes seria dado lugar de destaque ou liderança. Não se poderia deixar que o estilo pagão de culto influenciasse a igreja. O uso do véu era importante naquele contexto cultural. Deixar de usá-lo naqueles dias seria motivo de mal testemunho ou escândalo. Então, era prudente que as mulheres cristãs usassem o véu.
Podemos comparar isto ao uso da aliança hoje como sinal de compromisso matrimonial. Se o homem casado ou a mulher casada deixam de usar aliança, não estarão desobedecendo a um mandamento bíblico específico mas estarão levantando suspeitas e maus juízos, o que não é edificante para o cristão nem para o Evangelho. Reforça-se então a necessidade que temos de extrair os princípios que tais passagens nos trazem e não sua aplicação literal. Paulo está ensinando o uso do bom senso em relação aos costumes culturais e também está orientando sobre a autoridade do homem sobre a esposa.(Prof. Anísio Renato de Andrade)

Qual é o fundamento de membros femininos de certas denominações usarem um véu dentro do templo?Entre alguns grupos evangélicos, a mulher não pode sequer cortar um pouco do cabelo porque entendem que este lhe foi dado como véu.

Argumentos favoráveis ao uso do veu:
*O verso 10 de 1Coríntios 11 é claríssimo: a mulher deve trazer a cabeça coberta por causa dos anjos. Ensinar que a mulher não deve usar véu é o mesmo que dizer que os anjos não existem ou não atuam mais!(Jose Carlos Jacintho de Campos)

*O versículo 10 diz: "Por causa disto deve a mulher ter autoridade (Gg. exousia) sobre a cabeça, por causa dos anjos" (NVI). A frase por causa disto (portanto), está se referindo ao que já foi argumentado nos versículos anteriores. Mas há aqui uma referência direta aos anjos como outro motivo pelo qual a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.
Em uma tradução pessoal do texto grego do versículo 10 cheguei ao seguinte resultado: "Por esta razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade." Fica, então, evidente que uma das causas pelas quais a mulher deve cobrir a cabeça são os anjos.

*Eu entendo que o véu não é uma simples peça ornamental feminil. A palavra véu é derivada do verbo velar, que tem o sentido de ocultar, esconder, vedar, etc... Assim como o homem está sujeito ao Senhor, a mulher também está sujeito ao homem. Devido ao poderio dos anjos a mulher que não se cobre com véu, não pode dirigir sua oração diretamente ao criador, mas deve pedir ao marido para interceder. Já estando ela coberta torna-se semelhante ao homem e Deus recebe sua oração.(Wikipedia)A recomendação do véu não é lembrada na segunda carta aos coríntios, nem nas outras cartas de Paulo, nem nas epístolas dos outros apóstolos e nem nas epístolas universais. A recomendação do véu é uma mensagem exclusiva para os coríntios e não um mandamento para a Igreja. O que acontecia, era que alguns mensageiros ficavam escandalizados em olharem as mulheres mostrando cabelos, o que na época e em alguns lugares do mundo atualmente e o que mais chama a atenção masculina...Era uma questao cultural...Não podemos transforma-lo em doutrina universal para a igreja! Mesmo porque o apostolo nunca ensinou esse costume para as outras igrejas...
A QUESTÃO DO VÉU(contexto social, religioso e épico)
Toda a questão do uso do véu está diretamente ligada à participação da mulher no culto. Corinto estava localizada na Grécia. A antiga cidade de Corinto, como hoje é chamada. Estando assim situada, era normal que os costumes e cultura da cidade-império fosse englobada. Na igreja, porém, não deveria ser assim.
No costume das cidades gregas e orientais, as mulheres cobriam a cabeça ao aparecem em público. Havia uma exceção: As mulheres devassas. Corinto, principalmente, era uma cidade infestada de prostitutas. A prostituição fazia parte da adoração pagã. Nos templos pagãos elas se encontravam aos montes (há comentarista afirmando que haviam mais de mil prostitutas lá). O fato relevante aqui é: o desuso do véu por parte dessas mulheres era notório.
Posto o devido pano de fundo, passemos à questão do véu naquela igreja em Corinto:
As mulheres cristãs, recém chegadas à liberdade cristã, afoitaram-se em pôr em de lado o uso do véu nas reuniões da igreja. Esse fato escandalizava as mais modestas, assim como muitos dos membros em conveniência com a decência social aplicada na época. Fato único e exclusivo quanto a aparência relacionada à das prostitutas da cidade.
O apóstolo diz-lhes que não façam isso; que não convém que crentes se embalem em afrontas quanto à opinião pública estabelecida. Claramente essas conveniências não feriam os princípios do Evangelho. Fazendo-se então algo bom, de boa fama, etc... (cf. Fil. 4:8).
O uso do véu é encontrado outras vezes na Bíblia, seguindo cada uma delas o seu uso e época:
Em Gn 24:65 – Quando Rebeca avistou Isaque, cobriu o rosto (Uso e costumes).
Em Gn 38:14 – Quando Tamar disfarçou-se usando véu. Note que ele (Judá) a teve por meretriz por USAR véu. Naquela situação, cobrir-se é que aparentou-a uma prostituta
( Leia mais=>> http://www.ibe.org.br/estudo2.asp )


Aonde diz na Bíblia que usar o véu é mandamento Divino? O problema 'e que quem usa só pra orar, profetizar, etc, esquece que Paulo diz para "orar sem cessar" (1 Ts 15:17). Então concluo que estas pessoas não oram enquanto tomam banho, no trabalho e por ai vai. Não faz sentido, ou usa sempre ou não usa. Fora da igreja ela pode ficar sem véu porque esse "fenômeno visual" só acontece no mundo espiritual.(?)

Na Antiguidade, a mulher carregava no corpo um sinal da autoridade do marido. Esse sinal era o véu. Esse mesmo costume prevalece até hoje entre alguns povos do Oriente. Nestes lugares, a mulher honesta não deve aparecer em público sem o véu, ou algo correspondente.
Após analisarmos o contexto das afirmações de Paulo sobre o uso do véu na igreja de Corinto podemos entender, livres de concepções pré-estabelecidas, que o uso do véu era um costume adequado àquela época, mas que não precisa ser observado na maioria das igrejas cristãs atuais, com exceção daquelas que estejam situadas em comunidades nas quais o véu seja um símbolo de recato, pudor e submissão da mulher ao seu marido, o que não é o caso do Brasil.

Com certeza não era intenção de Paulo glorificar os anjos, nem os pregadores que visitavam a congregação, isso de fazer reverências aos anjos é pecado e está na Bíblia:

Cl 2.18 Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa.
Cl 2.23 De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade.

Mas toda a honra, e a deferência deve ser dada ao Senhor e não aos anjos...

2 comentários:

  1. Umas perguntas ao autor desse artigo: Você crê no milênio literal? (Ap 20)
    Você crê que a Igreja julgará os anjos? (1 Co 6.13)
    Você crê que Jesus pregou aos espíritos em prisão (1 Pe 3.19)

    ResponderExcluir